segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Realidades e desafios da Educação Brasileira em meio a Pandemia" foi tema da Conversa Afiada

É Hoje 'Live Conversa Afiada'. Hoje teremos mais uma live, dessa vez a nossa convidada especial é a professora @adnaidrufino, juntos falaremos sobre esta temática tão importante para ser debatido neste momento delicado no qual estamos vivenciando.

A educação no Brasil sempre foi um assunto de constante discussão e devido este momento de pandemia merece uma atenção especial e necessita de reorganização de estratégias para não atingir um déficit maior ainda no aprendizado das nossas crianças e jovens, por exemplo.

Trataremos de um tema polêmico e que merece visibilidade, aguardo todos vocês a partir das 19 horas ao vivo no Instagram e posteriormente respostaremos o vídeo no Facebook.

CONVERSA AFIADA: O papel do S.U.S em época do CoronaVírus

Nesse momento tão difícil de isolamento físico estamos cada vez mais conectados virtualmente e há a disseminação de conteúdos diversos, uns com informações verdadeiras e outros tantos são Fakes News.

Nesse pensamento de colocar em discussão temas relevantes (e verdadeiros) para nossa cidade, seja em âmbito local, estadual ou nacional, estamos fazendo a live 'Conversa Afiada' todas as segundas-feiras a partir das 19 horas tanto no nosso Instagram quanto no Facebook.

Dessa vez resolvemos falar sobre o nosso Sistema Único de Saúde (S.U.S) no qual trouxemos a agente comunitária de saúde Karina Bonfim (@karinalbonfim) que apresentou uma perspectiva profissional e interna, uma vez que a mesma lida e trabalha diretamente com esse Sistema.

Ficou um conteúdo bastante dinâmico e interativo, quem ainda não assistiu sugiro dar uma olhada😉😃. Curta, comente e compartilhe com os amigos, informações boas a gente dissemina!

Obrigado a todos pelo apoio.

ELEIÇÕES: Corrida ao Palácio Coelho Rodrigues já conta com cinco pré-candidatos

Por José Maria Barros (Informa Picos e GP1)

Faltando menos de seis meses para a realização do pleito eleitoral, cinco pré-candidatos já colocaram os nomes à disposição dos partidos para concorrer ao Palácio Coelho Rodrigues, sede da Prefeitura Municipal de Picos.

Por enquanto eles ainda não podem fazer campanha, pois, de acordo com a legislação eleitoral, isso somente será permitido a partir do dia 16 de agosto, data em que os partidos e coligações poderão funcionar das 8h às 22h, realizando comícios e fazendo uso de alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

Antes, no período de 20 de julho a 5 de agosto, acontecerão às convenções partidárias, oportunidade em que serão homologados os nomes dos candidatos aos cargos majoritários e proporcionais. O pedido de registro das candidaturas junto a Justiça Eleitoral poderá ser feito até o dia 15 de agosto.

Pré-candidatos

Pelo grupo político que compõe a base de apoio ao prefeito Padre José Walmir (PT), o pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues é o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, filiado recentemente ao PT. Ele conta com o apoio do governador Wellington Dias (PT) e de um expressivo número de vereadores e suplentes.

Pela oposição existe até o momento quatro pré-candidatos ao Palácio Coelho Rodrigues. Pelo Progressistas o nome definido é o do ex-prefeito de Picos em dois mandatos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano. Ele tem como aliado o PTB, além do apoio declarado do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira.

Recentemente filiado ao PDT, o ex-secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, advogado Gláuber Silva, também já anunciou publicamente que vai disputar a Prefeitura de Picos nas eleições deste ano.

Também já decidiu que vai concorrer ao mandato de prefeito de Picos o servidor público federal Júnior Nobre (PSD). Ele já concorreu ao cargo em 2016 e ficou na terceira colocação com 1.908 votos, equivalente a 4,56% dos votos válidos. O eleito foi o Padre Walmir que obteve nas urnas 23.133 votos, percentual de 48,13% dos votos válidos.

O Coronel Viana (PSL) é o outro nome já confirmado como pré-candidato ao Palácio Coelho Rodrigues, completando um total de cinco pretendentes a cadeira atualmente ocupada pelo Padre Walmir (PT).

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Em transmissão ao vivo, Gláuber Silva sugere soluções para amparar os picoenses durante o isolamento social

Na noite da última segunda-feira (30/03), às 19 horas, o pré-candidato a prefeito de Picos pelo PDT, Gláuber Silva debateu as "consequências do novo coronavírus no município" durante transmissão ao vivo (live) intitulada ‘Conversa Afiada’ apresentada simultaneamente no Facebook e Instagram

Na oportunidade, o advogado apresentou possíveis soluções para o Poder Executivo Municipal amparar sua população que devido esta pandemia se encontra impedida de trabalhar por conta do Decreto nº 034 de 16 de março de 2020. 

Dentre algumas propostas, o pré-candidato ressaltou a criação de um auxilio/benefício municipal: “O setor econômico e fiscal da Prefeitura de Picos poderia fazer uma análise do cadastro desses profissionais e desempregados para providenciar uma bolsa auxilio para ajudá-los. Milhares de pessoas estão passando dificuldades durante esta ‘quarentena’. Seria, sem sombra de dúvidas, uma grande iniciativa para aquecer nossa economia”, declarou Gláuber Silva. 

Ele também apontou que o Governo Federal está se programando para custear uma ajuda de aproximadamente R$ 600,00 (seiscentos reais) para os trabalhadores mais carentes. No entanto, isso está demorando muito e diversos profissionais estão proibidos de trabalharem em Picos, como por exemplos os feirantes e mototaxistas. 

                              

“Tem que ser pensando algo agora para 2020, para esse mês de Abril que será muito tenebroso. Vai ser um período de muito aperreio financeiro, muito pai de família não vai ter comida para levar para os seus filhos, já que muitas dessas crianças se alimentam nas escolas, que no momento estão fechadas. Basicamente são as únicas refeições do dia delas. É a realidade das periferias de Picos. Por que a Secretaria de Educação não faz ‘cestas básica’ e distribui juntamente com kit´s de limpeza para eles? Vamos devolver a dignidade a essas pessoas. São minhas ponderações, são análises, não são verdades absolutas. Eu sou humano, também sou advogado, conheço as leis, vejo o respaldo jurídico em tudo aqui que apresentou”, pontuou o pré-candidato pedetista. 

O mesmo também frisou que nesse ano não só a economia está um caos, mas a saúde também se encontra na mesma situação e em Picos e no Piauí a realidade não é diferente. 

“Vamos pensar em algo para proteger nossos picoenses, melhorar os postos de saúde, construir um Pronto Socorro Municipal de qualidade. Nós fazemos uma oposição, isso é público e notório, mas é uma oposição propositiva, que critica com responsabilidade. Quanto às medidas preventivas para contenção do Coronavírus em Picos estamos de acordo, mas o picoense está preocupado. Já imaginou uma propagação em maior escalda do Covid-19 por aqui, onde seríamos atendidos minimamente? No Hospital Regional Justino Luz? Será se aquela unidade tem capacidade para atender a população como ela merece? Então a gente fica por demais angustiado”, finalizou. 

Todas essas ponderações feitas pelo pré-candidato a prefeito de Picos, o advogado e servidor municipal Gláuber Silva compõe sua série de lives gravadas todas as segundas-feiras chamada de ‘Conversa Afiada’. Na oportunidade ele já abordou outras temáticas como “O sistema partidário no Brasil”, no qual também expunha a qual partido o grupo político liderado por ele se filiou, “O caos pós-chuva em Picos” e agora foi à vez desse tema factual e de extrema necessidade de esclarecimento “O Novo Coronavírus e suas consequências no município”. 

“Agradeço todos que estão nos apoiando nesta pré-campanha e nessas lives que estamos fazendo todas as semanas pelas redes sociais. Percebendo a crescente participação dos seguidores durante nossas falas ao vivo ficamos cada vez mais estimulados a continuar produzindo conteúdos relevantes para o nosso público. Muitos políticos têm conversa fiada, mas a nossa é Afiada”, agradeceu Gláuber Silva.

                             
Pelas ASCOM