sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Alunos do curso de Direito participam de sessão do Conselho Municipal de Meio Ambiente

14947793_1147109705367915_44054091819068864_n
Os alunos do IV e X períodos do curso de Direito da Faculdade R.Sá participaram na manhã dessa quarta-feira, 09/11, da penúltima reunião ordinária do ano 2016 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – COMAM, no auditório do Centro Administrativo Valdemar Rodrigues.
O objetivo era apresentar aos alunos a oportunidade de conhecer a prática do Conselho, que integra o Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMAP) e se tornou, atualmente, o órgão mais importante da gestão ambiental em Picos.
Na reunião foram julgados e votados três processos que já vinham tramitando há algum tempo e finalmente estavam conclusos para votação do Conselho. O primeiro foi da empresa LG Jaicós Engenharia LTDA ME, que por decisão unânime do Conselho foi destacado para novas diligências.
O segundo e terceiro processo era de Cândido Lisboa de Sousa e Carlos da Costa Neves e ambos tratavam sobre barramento no leito do Rio Guaribas.
15039522_1147109412034611_268700774655056371_o

Por votação da maioria dos Conselheiros foi decidido transformar a multa em Advertência, por se tratarem de pequenos lavradores da região dos Torrões que pela “lei da vida” tentam aproveitar o que resta de água ainda no Rio Guaribas para sobrevivência própria e dos animais.
As sessões do COMAM acontecem mensalmente na segunda quarta-feira de cada mês e contam sempre com representantes dos 23 órgãos e entidades que integram este colegiado consultivo e deliberativo.
15037203_1147109572034595_2519234428688219642_n

Secretário Gláuber participa de CicloTur da OAB no Dia Mundial do Meio Ambiente

Foi realizado na manhã deste domingo, 05/06, o 1º CicloTur  Ambiental de Picos. O evento foi idealizado e organizado pela OAB/Picos, através  da Comissão de  Defesa do Meio Ambiente e Proteção aos Animais, em parceria com a Omega Bike e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e  Recursos Hídricos – SEMAM. O passeio ciclístico foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado nesse domingo.


69e9f7_08451a64dba54f19a071e8546b929bf8-mv2
A SEMAM participou com um carro de som e agentes ambientais, além da mobilização de diversos servidores e ciclistas interessados que fizeram um percurso por diversos bairros da cidade, dentre eles: Centro, Ipueiras, Cipaúba, Pedrinhas e Boa Sorte. A saída foi da Omega Bike com chegada na OAB.

A presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Proteção aos Animais, Dra. Vilclênia de Sousa, chamou atenção para a conscientização ambiental que o Ciclotur trouxe, “vivemos em uma época onde fenômenos como o efeito estufa têm contribuído para a deterioração do nosso Ecossistema. A bicicleta é um meio alternativo de locomoção que não agride de forma alguma o meio ambiente”, pontua.

O Secretário de Meio Ambiente, Gláuber Silva, destacou a importância da promoção de eventos socioambientais para a cidade de Picos: “precisamos aumentar a demanda de movimentos deste porte em nossa cidade, a OAB/Picos está de parabéns por esse momento de conscientização que atinge não somente a parcela jurídica de Picos, mas diretamente a sociedade como um todo”, finalizou.
SONY DSC

Para fechar as atividades foi oferecido aos participantes um café da manhã, e logo em seguida foi realizado a plantação de uma árvore na grama lateral da OAB.

Com informações da Ascom

Comitê da Bacia Piauí – Canindé se reúne em Jacobina e discute os desafios hídricos da região

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realizou na última sexta-feira 17/06, na cidade de Jacobina do Piauí, a segunda reunião trimestral para revisão e aprovação do regimento interno do Comitê e discussão da criação da Comissão Gestora da Barragem Poços de Marruás. Jacobina do Piauí está situada no interior do estado, na região do Alto Médio Canindé, distante 440 km da capital Teresina.
DSCN1995
O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí e contou com a participação do secretário estadual de   meio ambiente e recursos hídricos, Ziza Carvalho, o secretario de meio ambiente e recursos hídricos de Picos e também presidente do Comitê, Gláuber Silva, a vice-presidente, Isabel Carvalho, a prefeita de Jacobina, Juscirene Oliveira e o secretário de meio ambiente, Reginaldo Ramos, além de representantes dos municípios atendidos pela bacia.
Na ocasião foram ouvidos os problemas, pedidos e reivindicações dos representantes, sindicalistas, associação de pescadores e moradores que estavam representando seus respectivos municípios para melhor lidar com a seca na região.
DSCN1918
O presidente do Comitê, Gláuber Silva, enfatizou a luta pela revitalização do Rio Guaribas que vem sofrendo com a ação do homem, poluição e falta de saneamento básico. “Pedimos o apoio do governador, estamos fazendo reflorestamento, plantando mudas nos braços do rio, mas ainda não é o suficiente, precisamos recompor o canal que está muito desconfigurado”.
“A luta pelo Guaribas é longa, na década de 70 o rio praticamente secou com a construção sem planejamento da barragem de Bocaina, outro problema é a perfuração de poços artesianos que a cada dia faz com que a água fique mais difícil em Picos”, afirmou o presidente.DSCN1975
Gláuber aproveitou a oportunidade para prestar contas da vistoria feita no mês de maio ao rio Itaim que corta a cidade de Aroeiras do Itaim. Na ocasião os moradores estavam reclamando que o rio não tinha água disponível em seu curso, havendo perda de plantações, flagelo e sede para os ribeirinhos e seus animais, exigindo assim a liberação da água represada na barragem Poço do Marruá em Patos-PI. Os moradores foram atendidos. Gláuber aproveitou a oportunidade para frisar que cada um dos membros do Comitê pode fazer essas visitas ao serem solicitados e encaminharem para a secretaria executiva que as inciativas serão tomadas imediatamente.
O secretário estadual de meio ambiente recursos hídricos –SEMAR, Ziza Carvalho também presente na ocasião destacou a importância do Comitê das Bacias que envolve toda a região semiárida do Piaui. Todos os conflitos hídricos e de usuários  depende da participação e discussão das comissões gestoras e do Comitê, não adianta achar que nós gestores em Teresina vamos saber  qual a realidade e tomar decisões acertadas, essas decisões tem que vir  discutida com os usuários e a comunidade, e as deliberações saídas desse Comitê obrigatoriamente devem ser seguidas pelos gestores da SEMAR, DNOC’S (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e por todos os responsáveis pela distribuição dessas águas.
DSCN1997
“O Comitê da Bacia hidrográfica dos rios Piauí-Canindé é o mais importante do estado do Piauí, porque é o que mais precisa resolver problemas, há um ano e meio que estou à frente da secretaria os maiores problemas de recursos hídricos que sã atendidos vem dessa região, seja por falta de distribuição de água, ausência de saneamento, índices mínimos nos reservatórios,  abastecimento humano, sendo necessário carros pipas para quase todos os municípios tanto na zona rural quanto até mesmo na zona urbana”, finalizou Ziza Carvalho.
Integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Anísio de Abreu, Arraial, Barra D’alcantara, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guaribas, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Itaueira, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jardim do Mulato, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Novo Oriente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Picos, Pio IX, Queimada Nova, Regeneração, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São Brás do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato,Simões, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Várzea Grande, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí, Wall Ferraz.

2º dia de Expo Picos debate gestão ambiental e principais problemas ambientais do Piauí

A 2ª Expo Picos teve prosseguimento nesta terça-feira (24)  com sua vasta programação,tendo início as 16:00h no Estádio Municipal. Na primeira mesa redonda do dia a discussão foi em torno do tema  “Os desafios e perspectivas da gestão ambiental”, fazendo parte da mesa o atual secretário de meio ambiente de Picos, Gláuber Silva, o fiscal ambiental, João Carlos e o ex secretário de Meio Ambiente de Picos, Fábio Neiva, gerando um grande debate  acalorado com o público presente que teve participação massiva.

DSCN1255

O atual secretário, Gláuber Silva, destacou a importância da criação da  Legislação Ambiental do município de Picos para o meio ambiente e de se discutir a gestão ambiental.” Há vinte anos atrás quem falava de meio ambiente era visto como um sonhador, hoje em dia o meio ambiente se tornou um assunto diário, deixando de ser algo isolado em assunto de estudos e debates interdisciplinares,e quem ganha com o isso é o ambiente”, destacou.

A  noite foi dado prosseguimento as atividades com a apresentação dos Mímicos da Alegria,e em seguida a segunda mesa redonda, com o tema “Os principais problemas ambientais do estado do Piauí”, com o professor e doutor da UFPI, Paulo Vítor de Oliveira, o presidente e fundador da APAPI- Amigos Protetores dos Animais de Picos, Felipe Coelho e o professor e doutor UFPI, João Marcelo. Para finalizar teve apresentações culturais com a dupla Waldo e Felipe e Osvando Barros que agitaram o público presente.

DSCN1392

A programação do evento prossegue nesta quarta-feira (25) com Mesa Redonda:  ” Saneamento básico e urbanismo, às 16h; Exposição Sustentável e Científica ma partir das 18h; Palestra sobre a Fauna, Flora e o tráfico de animais silvestres, às 19h; resultado e premiação dos concursos de eco-fotografia, eco-jornalismo e dos trabalhos científicos, às 21h00;  e em seguida apresentações culturais com a banda The Brothers, Juliana Guedes e Fafá Santana


Presidente da Bacia Canindé-Piauí atende pleito dos usuários do Rio Itaim

A fim de conhecer de perto a situação dos municípios mais atingidos pela seca, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé – Piauí, Gláuber Silva, que também é secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Picos/PI, fez uma vistoria na última terça-feira (10/05), ao rio que corta a cidade de Aroeiras do Itaim, distante 337 km da capital.
Os moradores estão reclamando que o rio não tem água disponível em seu curso, havendo perda de plantações, flagelo e sede para os ribeirinhos e seus animais.
DSC08608
Na ocasião, os mesmos exigiram a liberação da água represada na barragem Poço do Marruá, localizada em Patos/PI, que recebeu boa quantidade de água no último período chuvoso, chegando, inclusive, a sangrar.
Após a constatação em loco, o presidente da Bacia solicitou das autoridades competentes, como o superintendente de recursos hídricos, Dr. Rodrigo Mafra e o secretário estadual Ziza Carvalho, a liberação das comportas da Barragem de Patos/PI para que essa água chegue até a região atingida.
DSC08598
“Fomos procurados por moradores da região de Itainópolis e Aroeiras do Itaim e prontamente estamos buscando soluções para o problema hídrico. O conflito por água é uma contante cada vez mais, já que existem vários interesses escusos. Contudo, nosso Comitê realizará reuniões, plenárias e sempre vamos defender os mais necessitados”, destacou o presidente  Gláuber Silva.