segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Sob as bençãos de São Cosme e Damião e dos Orixás, Gláuber Silva dá o pontapé oficial na campanha

No último domingo (27/09) – 1º dia oficial de campanha de acordo com o calendário eleitoral do T.S.E. – os candidatos registrados pelo PDT de Picos percorreram várias comunidades rurais e tendas de umbanda nos bairros Morada Sol e São José. 

O candidato Gláuber Silva, que carrega a bandeira da renovação política, juntamente com os candidatos a vereador Maria do Carmo, Adnaid Rufino, Betinho, Justino Leal, Mãe Josa, Erismar Santiago e Everton Valter estiveram pela manhã e tarde nas comunidades Torrões, Volta do Morro, Futuro e Retiro. 

Os postulantes encontraram muita falta de assistência ao homem do campo e oportunidades aos jovens que residem na zona rural. 

“A prefeitura pode e deve fazer mais e melhor. Essa região é muito rica e poderia estar contribuindo decisivamente com nossa economia. Quanto ao desemprego, é triste encontrarmos tantos jovens em busca de oportunidades de um lado e a omissão do poder público do outro” comentou Gláuber. 

Como proposta, o advogado sinalizou que a Secretaria de Bairros e Povoados irá cadastrar todos os que tiverem concluído o Ensino Médio ou que estiverem nos primeiros semestres da Universidade e oportunizar testes seletivos de emprego regionalizados, para que a renda circule em cada comunidade. 

APOIO À CULTURA POPULAR
                           

Prestigiando a candidata a vereadora Mãe Josa – que é líder de um terreiro de umbanda no bairro Morada do Sol – a caravana, no período da tarde, deslocou-se para a Zona Norte da cidade e participou da tradicional festa das crianças. 

A cultura afrodescendente comemora todo 27 de setembro – dia dos santos São Cosme e Damião – a tradicional festa das crianças nos terreiros e tendas de umbanda. 


De acordo com a tradição, as igrejas e os templos das religiões afrobrasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos. No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". 

“Picos tem muitos terreiros populares e nós vamos prestigiar toda tradição cultural, principalmente sem desrespeitar ou discriminar qualquer raça ou crença religiosa”, pontou o candidato Gláuber Silva.


                             




Pela ASCOM

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Em noite histórica, PDT de Picos homologa Gláuber Silva, Wedson Bezerra e 11 candidatos a vereador


PDT homologa candidatura de Gláuber Silva a prefeito / Foto: José Maria Barros

A noite dessa quinta-feira (16/09) ficará marcada na história política do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do próprio município de Picos/PI. Em ato de bravura e seguindo os ideais de João Goulard, Darcy Ribeiro, Alberto Pascoaline, Leonel Brizola e de tantos outros que construíram a ideologia trabalhista ao longo de décadas, o Comitê local lançou chapa pura para disputar as eleições 2020. 

O advogado Gláuber Silva e o consultor empresarial Wedson Bezerra foram homologados como prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Onze líderes sociais também tiveram seus nomes confirmados como candidatos a vereador. O ato partidário ocorreu no Espaço Terraçu´s, localizado no Morra da Mariano, bairro Aerolândia, e seguiu todos os protocolos da vigilância sanitária.


Gláuber Silva durante abertura da convenção/Foto: José Maria Barros.

Presente na Convenção, o ex-deputado federal e ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa - presidente atual do diretório do Piauí, e membro, ainda, do diretório nacional da agremiação, trouxe a garantia do partido em apoiar o projeto desenvolvimentista em Picos.

Segundo o presidente, a ousadia de Gláuber se confunde muito com a sua história e de vários pedetistas históricos, como o saudoso Jáckcon Lago que desbancou o império da família Sarney no vizinho estado do Maranhão. 


Chico Leitoa, presidente da executiva estadual do PDT/Foto: José Maria Barros.

"Estamos aqui nessa noite pra trazer nosso apoio ao nome do Gláuber, que é um jovem visionário e que lança um movimento audacioso que dará bons frutos ao partido e a cidade de Picos. O PDT aposta em Gláuber e aqui estamos para apoiá-lo", discursou. 


Wedson Bezerra é confirmado como vice/Foto: José Maria Barros

O candidato a vice-prefeito, Wedson Bezerra, disse ter se emocionado com a escolha do seu nome para a chapa majoritária pela assembleia de candidatos a vereador do PDT e afirmou que como um amante de Picos vai construir esse debate da renovação. 

Gláuber Silva encerrou o ato convencional, após entrevistas e apresentação de cada um dos candidatos a vereador, agradecendo ao bom público presente e a bravura da chapa homologada. O advogado ainda relembrou sua trajetória desde o movimento estudantil na UESPI até a gestão exitosa da secretaria de meio ambiente e recursos hídricos. 


Gláuber Silva anuncia propostas para Picos/Foto: José Maria Barros.

CANDIDATOS A VEREADOR

A chapa de candidatos a vereador homologada na convenção dessa quinta-feira (16/09) do PDT de Picos é a seguinte: 

1. Prof. Adnaid Rufino 
2. Antônio Anísio 
3. Carlos Alberto (Betinho) 
4. Erismar Santiago 
5. Everton Valter 
6. Helvídio Holanda 
7. Ismael Bezerra 
8. Justino Leal 
9. Maria do Carmo 
10. Maria Santos (Mãe Josa) 
11. Odovaldo Araújo


Público acompanha convenção do PDT/Foto: José Maria Barros.


Convenção do PDT em Picos/Foto: José Maria Barros.

Texto: ASCOM / Fotos: José Maria de Barros (Informa Picos)

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Gláuber Silva chega às convenções com a menor rejeição entre os postulantes ao Palácio Coelho Rodrigues

A comissão local do Partido Democrático Trabalhista (PDT) marcou para a próxima quarta-feira (16/08), às 18h00min, a convenção eleitoral da legenda que homologará a chapa majoritária e os nomes dos candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Picos.  





O evento acontecerá na quadra de esportes do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), localizada no centro da cidade e que tem todo um simbolismo para o candidato Gláuber Silva que iniciou sua trajetória estudantil e política naquela casa de ensino.

A uma semana da convenção, o pré-candidato a prefeito pedetista vem cumprindo agenda de visitas em diversos bairros e povoados do município, sempre ao lado de apoiadores e pré-candidatos da agremiação partidária.  

Nos últimos dias foram visitados os bairros Pantanal, Pedrinhas, São José e Morada do Sol, além da comunidade Gameleira dos Rodrigues. 

INDICAÇÃO DO VICE

O partido vem se reunindo com frequência para discutir os Planos de Campanha e de Governo, como também a indicação do nome que irá compor com Gláuber Silva a chapa majoritária. O agrônomo José Antônio Batista, a professora e sindicalista Adnaid Rufino e o consultor empresarial Wedson Bezerra formam a lista que deverá ser definida até o final dessa semana.


"Estamos conversando e fiquei muito contente com os nomes sugeridos pelo grupo do PDT. Temos bons quadros para essa disputa e qualquer um dos três, caso venham a ser escolhidos, fortalecerão muito nosso palanque".

PESQUISAS ELEITORAIS

Mesmo apontando falhas técnicas nas pesquisas divulgadas nos últimos dias em Picos, Gláuber Silva comemorou a indicação de seu nome pela primeira vez desde o início do ano. 

"Tivemos que acionar à Justiça Eleitoral para mencionarem o meu nome e do meu partido nas pesquisas eleitorais. Mesmo com essa perseguição toda, já alcançamos um percentual razoável e acreditamos que estamos bem melhor do que o divulgado", comentou. 

A pesquisa de opinião pública elaborada pelo Instituto Opinar contratada pelo diretório estadual dos Progressistas apresenta Gláuber Silva  com o menor índice de rejeição entre os pré-candidatos a prefeito de Picos. A sondagem foi realizada entre os dias 25 a 27 de agosto e os resultados foram emitidos publicamente no dia 04 de setembro.

E se tratando de intenção de votos na qual apresenta cinco pré-candidatos a prefeito do município, o pretendente ao cargo majoritário pelo PDT recebeu 2,44% dos votos de acordo com o cenário 3 desta apuração, sendo entrevistados 450 pessoas no total.


Entender a rejeição dos candidatos é tão importante quanto o potencial eleitoral de cada uma, esclarece Gláuber Silva.

"Todos os especialista nos ensinam que nessa fase pré-eleitoral quem tem a menor rejeição é quem de fato tem potencial de maior crescimento e até de vencer as eleições. Vejamos o exemplo de Firmino Filho na primeira disputa dele em Teresina e tantos outros casos que a história apresenta", alertou.




Pela ASCON